É hora de tirar a fralda?

Você está visualizando atualmente É hora de tirar a fralda?

Muitos pais ficam ansiosos para tirar as fraldas do bebê, mas é preciso esperar o momento certo para isso. Somente à partir do segundo ano de vida é que o bebê começa a estar mais preparado, pois é a partir dessa idade quando vai perceber a controlar melhor o xixi e o cocô. É importante dizer que os pais não devem se preocupar, quando chegar o momento certo, a criança vai mostrar sinais claros disso. Antes dos 2 anos o bebê ainda não está preparado e tentar tirar a fralda antes dessa idade pode causar frustração nos pais e traumas nos pequenos.

Além desse artigo, temos um vídeo em nosso canal do YouTube onde nossa diretora, Aline Benedito também fala desse tema e dá dicas bem legais. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

O MOMENTO CERTO

Os pais devem observar alguns sinais de que a criança já possui capacidade de controle do esfíncter (músculo localizado na parte terminal do aparelho digestivo que permite a defecação): ela pode avisar quando vai fazer cocô, se esconder em um canto da casa e se abaixar para fazer suas necessidades e reclamar quando estiver com a fralda suja. Isso mostra que o pequeno já possui consciência do seu corpo e está pronto para dar adeus às fraldas.

DESFRALDE DIURNO

Tirar as fraldas do filho durante o dia não costuma representar grandes problemas para os pais. Para iniciar esse processo, deve ser escolhido um período tranquilo da vida da criança, de preferência em uma estação quente do ano, pois alguns acidentes vão deixar a criança molhada e desconfortável.
Nesses dias, é recomendado que a mãe ou o pai fique sempre em casa com o bebê, que deve usar roupas leves: ficar de cueca ou de calcinha durante o dia vai facilitar o processo.

Os pais devem conversar e lembrar o bebê que, se ele quiser fazer xixi ou cocô, deve avisar para ir no banheiro. É preciso usar um penico perto do vaso sanitário ou redutor de assento com apoio para os pés, para deixar a criança numa posição mais confortável para facilitar a evacuação. Ver irmãos mais velhos usando o banheiro pode servir de modelo para a criança encarar aquilo como algo natural.

Sempre quando o pequeno avisar a tempo de usar o banheiro, faça uma comemoração, elogie ou dê algum prêmio (uma figurinha por exemplo), mas, se não der tempo, não dê bronca, fale calmamente que isso acontece. O processo de aprendizado vai levar um tempo, algumas crianças vão largar as fraudas em poucos dias, outras podem demorar mais de um mês.

LEIA TAMBÉM

7 DICAS FÁCEIS PARA SEU FILHO DORMIR SOZINHO

BIRRAS, COMO ACABAR COM ELAS

CHEGOU A HORA DE ESCOLHER; VOVÓ, BABÁ OU ESCOLA?

DESFRALDE NOTURNO

Depois que a criança já estiver habituada a ficar sem fraldas durante o dia e demonstrar controle do xixi e do cocô, os pais devem avançar para tirar as fraldas durante a noite. O desfralde noturno é mais desafiador: pode levar de seis meses a dois anos para a criança desenvolver esse controle. Isso exige uma paciência maior dos pais, pois alguns pequenos podem fazer xixi na cama até os 4 ou 5 anos. Um outro ponto que ajudará bastante nessa etapa é que a criança tenha uma rotina de sono para que venha ajudar os pais nesse processo de desfralde noturno.

O primeiro passo é controlar a ingestão de líquido da criança, que deve ser diminuída durante a noite. Todas as noites, antes de colocá-la na cama, diga para fazer xixi, até que isso se torne um hábito. Nas primeiras madrugadas, tente levar o pequeno a cada duas horas ao banheiro.

Observe em que horário a criança faz mais xixi e nas outras noites passe a acordar a criança apenas nesse horário para levá-la ao banheiro. Quando o filho estiver mais crescido ele poderá usar o banheiro sozinho.

Vale destacar que se a criança tem mais de 5 anos e ainda faz xixi na cama com muita frequência, os pais devem procurar orientação de um médico, que após avaliação pode diagnosticar uma situação chamada enurese noturna, um problema que requer tratamento adequado.