Chegou a hora de escolher: Escola, Babá ou Vovó?

Você está visualizando atualmente Chegou a hora de escolher: Escola, Babá ou Vovó?

Com o final da Licença Maternidade chegando, também chega o início de uma decisão: Com quem deixar o meu pequeno? Berçário, Babá ou com a Vovó?

A resposta não é simples e depende de tudo o que você espera para cada opção. O ideal é que a escolha seja feita durante a gravidez para que não seja decidida de última hora e ocorra decepções ou frustrações.

LEIA TAMBÉM
Volto de Licença Maternidade. E a Amamentação?
Seu bebê chora muito?
8 dicas que ajudarão na escolha da escola do seu filho

Post Ebook

Os especialistas divergem sobre a escolha ideal, mas concordam em alguns pontos. O primeiro deles é que você precisa se preparar para a separação. Caso contrário, você e o bebê sofrerão. O segundo ponto é que nenhuma decisão é definitiva. Caso mude de idéia ou se arrependa, sempre é possível rever e tomar outras decisões.

Deixar com a Vovó

Deixar seu bebê com a vovó trás o conforto e a segurança do lar. Solicitar o auxílio da vovó sem dúvida é opção que irá deixar os pais mais tranquilos. No entanto, existem alguns pontos que devem ser observadas. Primeiro, ela pode querer educar o bebê a seu modo, usando, inclusive, alguns conceitos já ultrapassados.

Com isso, muitas das vezes o pai e muito menos a mãe irão se sentir a vontade de chamar a atenção quando ela fizer algo que os pais discordarem. A função dos avós é de brincar com os netos e não de dar limites, sendo assim, delegar a ela a função de educar o seu filho pode não ser a coisa mais acertada a fazer.

Deixar com a Babá

Escolher essa opção tem a vantagem de continuar com o seu bebê no conforto do seu lar. Outro ponto positivo é a exclusividade, pois a babá dará a atenção somente para seu bebê. O fato em que afeta a escolher ter uma babá em casa é a invasão de privacidade.

Vale lembrar que escolher ter uma babá é permitir a entrada de um estranho em sua casa e que irá conviver com toda a família. Uma das maiores dificuldades dessa estranha relação é não compreender que babá é uma profissão e, como tantas outras, exige treinamento e vocação.

Agora, um dos pontos mais negativos em optar por uma babá é sempre contar com um “plano B”, pois em caso dela faltar pode deixar os pais sem opções, deixando-os “na mão”.

Um outro ponto que deve-se levar em conta e os pais devem ficar atentos ao optar por uma babá é no quesito financeiro. Deve-se fazer as contas pois ter uma babá é obter um funcionário em casa, sendo assim, é necessário pagar obrigações trabalhistas como, salário, FGTS, INSS, Férias entre outras obrigações.

Deixar no Berçário

Caso os pais optem por deixar seu bebê em uma escolinha, um dos principais fatores a pensar nesse caso é a escolha de um berçário que transmita segurança. Para isso, é fundamental que a escolha da escola do seu filho seja feita com calma.

A escola correta conta com profissionais treinados e quantidade ideal para lidar com a faixa etária de cada criança. Além disso, para se abrir uma escola é exigido uma série de documentos e fiscalizações o que transmite maior segurança aos pais.

Um outro ponto positivo é o contato constante com outros bebês da mesma faixa etária, o que permite a socialização fazendo com que seu bebê se desenvolva rapidamente em diversos pontos.

A educação infantil vem sendo cada vez mais a grande escolha das famílias, principalmente por apresentar uma maior segurança, aprendizado constante para o aluno e dentro de todas as escolhas, o melhor custo benefício.

Muitas escolas apresentam planos e pacotes na grande maioria acessível para todos os perfis e condições financeiras. Hoje, a criança frequentando 4 horas diárias uma escolinha infantil, apresenta um grande avanço em seu desenvolvimento.

IMG-20170214-WA0015