7 dicas fáceis para seu filho dormir sozinho

Você está visualizando atualmente 7 dicas fáceis para seu filho dormir sozinho

Sabemos que não é uma tarefa fácil fazer com que a criança durma sozinha, por isso desde cedo é importante criar alguns hábitos para que seu filho associe a hora de dormir.

A partir dos seis meses de idade já é possível deixar o bebê dormindo sozinho no seu próprio quarto, sendo preciso levantar durante a madrugada para as trocas de fraudas e as mamadas noturnas. Por isso, se possível, tente acostumar e criar este hábito desde cedo.
Mas é claro que muitas vezes isso não acontece, deixar a criança na cama dos pais é muito mais cômodo, mas segundo especialistas, quanto mais cedo acostumar e criar o habito de deixa-lo dormir sozinho melhor, depois quando estiver grandinho, será muito mais difícil.

Pensando nisso nós do Espaço Inicial separamos 7 dicas fáceis que ajudarão a você a criar o hábito para o seu filho dormir sozinho na cama dele. Confira.

1. Por onde começar?

Comece retirando qualquer distração no quarto, como TV, tablets e qualquer aparelho eletrônico. A luz emitida por esses aparelhos durante a noite em um local pouco iluminado, atrapalha na produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono.

2. Crie uma rotina do sono

Tomar um banho, colocar pijama, uma canção de ninar, ler uma história são hábitos que ajudam a deixar os pequenos mais seguros sobre o fato de estarem indo para a cama. Para esse assunto, temos um outro artigo bem legal que fala sobre a Rotina do Sono.

LEIA TAMBÉM:

Dicas Importantes de Segurança com seu filho em Casa

Chegou a Hora de Escolher: Vovó, Babá ou Escola?

3. Faça seu filho sentir segurança

Se seu filho tem medo de “bicho papão”, ou qualquer outra coisa que associe o fato de dormir sozinho, ajude ele a se tranquilizar. Fale sobre coisas que tire o foco sobre esse “medo“. Fale sobre coisas boas, por exemplo de como o cobertor é gostoso e macio, como o ursinho de pelúcia é fofinho.

4. Seja firme

Se o seu filho aparece no seu quarto no meio da noite, levante (revezamento entre a mãe e o pai) leve-o de volta ao seu quarto. Simplesmente diga: “você precisa ficar na sua cama”. É importante ser firme toda vez que isso acontece. Se ceder alguma vez por birra ou algum outro motivo, a criança aprenderá e fará sempre isso para conseguir o que quer. Por isso é importante ser persistente. Calma! Uma hora a criança vai desistir.

5. Crie um ambiente calmo

Evite deixar a luz do quarto acesa. Se precisar, use abajur, bichinhos ou tomadas divertidas iluminadas. Mostre para ele como é gostoso um ambiente escurinho e aconchegante para dormir. Você pode oferecer o bichinho favorito do seu filho, isso ajuda a criança associar um item preferido com a hora de dormir, mostrando que é algo bom.

6. Vá diminuindo a sua presença

Essa transição não pode ser traumática para a criança. Por isso, deve ser feita aos poucos, para que a criança vá se acostumando. No começo, fique com seu filho, fique deitado com ele até que ele adormeça. Depois de alguns dias fique sentado. E, por fim, permanecer na porta para dar boa-noite. Ou seja, saia de cena aos poucos, para a criança se sentir segura e eles não acharem que estão sendo abandonados.

7. Dê uma recompensa

Pela manhã, é importante mostrar para seu filho que ele agiu muito bem, (pelo menos até a criança se acostumar) mostre que você está orgulhoso, deixe ele escolher alguma peça de roupa ou algum objeto, ou até mesmo alguma coisa do café da manhã. Não se esqueça de explicar o motivo pelo qual você está deixando ele escolher algo, para que ele possa associar.