Seu filho não come verduras e legumes?

Você está visualizando atualmente Seu filho não come verduras e legumes?

Fazer o seu filho comer verduras e legumes não é uma tarefa nada fácil. Sempre é aquele dilema. Transformar o prato do seu filho em algo equilibrado, ou seja, cheio de verduras, colorido, exige muita persistência por parte dos adultos. Principalmente quando tudo isso concorre com aquelas irresistíveis guloseimas, salgadinhos entre outras “bugigangas”. E quando tudo isso se torna principal, o resultado já se é esperado: Obesidade Infantil, diabetes e crianças com colesterol alto.

Pensando nisso, separamos algumas dicas da nossa Nutricionista, Dra. Mariana Leite onde em um bate papo, deu várias orientações e dicas legais, trabalhadas em nossas unidades escolares.

Mostre ao seu pequeno que há um mundo de cores muito além daquela mesa de balas presente nas festas infantis. Deixe que toquem, que peguem, que peçam para você comprar isso ou aquilo. E, claro, peça ajuda por exemplo, para escolher os tomates mais bonitos. Esse trabalho realizado na escolinha, ajuda e muito os nosso alunos, tanto de berçário, maternal e educação infantil a conhecerem as verduras e legumes. “Em nosso trabalho nutricional, os alunos vivenciam na prática, tocando, experimentando através de jogos e brincadeiras, as frutas e verduras mais temidas pelos alunos”, disse a nutricionista em nosso bate papo.

Invista na mistura de vegetais de cores diversas e use, se possível, forminhas especiais para cortar legumes. Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída por apresentações curiosas de alimentos. Decore o prato de um jeito bem divertido. Faça uma carinha no sanduíche. Use a criatividade: pedaços de tomate podem transformar almôndegas em “joaninhas”.

Dar nomes divertidos aos pratos ajuda a chamar a atenção e é uma dica bem legal. “Você pode anunciar que servirá borboletas enlouquecidas nas flores para colocar no prato um macarrão gravatinha com brócolis”, fica outra dica bem legal.

O lanche também é uma oportunidade para comer verduras e legumes. Muitas vezes pensamos nesses vegetais para o cardápio do almoço e o do jantar momentos, por natureza, mais formais, já que a criança deve ficar sentada à mesa por mais tempo, o que nessa idade nem sempre é simples. Que tal oferecer um mini cachorro-quente que, em vez de batata palha, tenha cenoura crua ralada? Ou um hambúrguer pequeno com folhas de alface? Em nossas unidades da educação infantil, praticamos esse hábito e a galerinha do maternal adora essa diversão deliciosa!

Não fale “meu filho não come verdura nem legume” na frente dele. Aos 5 anos, ele não é bobo nem nada. Ao perceber que os pais, de certa maneira, entregaram os pontos, aí mesmo é que poderá recusar com veemência as hortaliças. “Quando coloquei o Guilherme na escolinha, ele não comia nada. Mas em uma reunião com a coordenação, me deram várias dicas legais e uma delas foi me orientar a não falar na frente dele que ele não comia legume”, foi o que disse Mariza Souza, mãe de um de nossos alunos da Educação Infantil.