Dicas para adaptação escolar

Você está visualizando atualmente Dicas para adaptação escolar

Toda a adaptação gera desconforto. E com certeza a adaptação escolar do seu filho gera desconforto e aquele aperto no peito. Depois de terem decidido em qual escola matriculá-lo e após muitas pesquisas, chegou a hora de iniciar na escolinha. Existem pais que sofrem menos, porém outros mais, mas a verdade é que o quanto antes essa questão for trabalhada, melhor.

O fato é que não dá mais para postergar: já pesquisou a escola, visitou bastante e já efetuou a matrícula. No entanto, chegou o dia! Leia a seguir algumas dicas para você e seu filho vencerem o período de adaptação escolar.

1. O Primeiro dia

Bebês em torno dos 6 meses – Pode não parecer, até mesmo por achar que são muito indefesos, mas bebês costumam adaptar-se com maior facilidade. Nesta idade, a dica é transmitir para a escola peculiaridades sobre o bebê, ou seja, aqueles detalhes que a mãe conhece e que fará toda a diferença na hora do bebê dormir, comer ou acalmar na hora do choro. Até completar 9 meses, os bebê guardam informações na mente por meio de registros emocionais. Uma experiência negativa, fará com que ele tema a escola por algum tempo. Com isso, os pais precisam estar ao lado do bebê nesta fase.

Crianças maiores, entre 1 e 2 anos – Costumam ter adaptações mais lentas, ainda mais se a criança for muito apegada a mãe ou outra pessoa responsável pelos seus cuidados, pois estão acostumadas ao vínculo. Para crianças desta idade é necessário que pais ou responsável já preparem a criança ao novo em algum tempo antes da matrícula escolar, estimulando o relacionamento com outras crianças e controlar as frustrações.

2. A Felicidade de outras Crianças

Como todos dizem: “Criança não mente”. Sendo assim, Um ponto importante que se deve-se observar na escola é a felicidade de outras crianças no ambiente escolar. Observe no período da adaptação como as outras crianças estão sendo tratadas dentro da escola, tanto no ambiente de carinho e respeito e também com a higiene. Uma escola acolhedora, com certeza fará seu filho adaptar-se rapidamente e fará toda a diferença.

LEIA TAMBÉM
Dicas para a escolha da escola do seu filho
Seu bebê chora muito?
Volta às aulas: Dicas para a compra de material escolar
Escola, babá ou vovó?

3. Participação

Converse com seu filho dizendo que ele já está “grandinho” e precisará de um local onde brinque bastante com outros amigos. Além disso, leve ele para ajudar a comprar os materiais escolares fazendo com que ele participe das decisões. Mas atenção: Observe se essa participação não vire uma grande ansiedade.

Evite tocar muito no assunto e ficar perguntando se ele está pronto muito tempo antes da hora. O ideal é leva-lo para conhecer a escola bem perto do primeiro dia de aula.

4. Converse com o Educador

Um bate papo com os educadores que ficarão responsável com seu filho é bastante indicado, pois desta maneira pais e educadores criam proximidades, com isso, a escola poderá conhecer peculiaridades que farão da adaptação um sucesso.

5. A Criança irá Chorar

O desejo de todos os pais é que em um período de adaptação, a criança não chorasse, porém, quase nunca será assim. O choro faz parte, é um protesto.

É comum que pais em períodos de adaptação ocorra sentimentos contraditórios. Experimentam diversos sentimentos, sentem-se culpados, como se tivessem abandonando seu filho e descobrem que não são insubstituíveis, chegando a ter ciúmes, mas ao mesmo tempo sentem-se prazerosos em apresentar o mundo ao seu pequeno e com o tempo passam a vibrar com a evolução da criança.

6. Mantenha o equilíbrio

Nas primeiras semanas será necessário obter um equilíbrio entre firmeza e aconchego, principalmente pois nas primeiras semanas a criança poderá ficar sensível. Toda mudança gera desconforto, trazendo junto irritação, medo, insegurança, além também do choro. Lembre-se que mesmo que seja difícil lidar com toda essa mudança, será necessário lidar com todas essas emoções para um melhor desenvolvimento. Não adianta blindá-lo.

O melhor sempre é a conversa. Reforce que a escola é importante, que você sabe que ele está sofrendo, mas acredita que ele irá vencer tudo isso. É difícil para a criança e para os pais, mas é necessário firmeza neste momento. Tudo dará certo.

IMG-20170214-WA0015