A Crise dos 2 Anos

Você está visualizando atualmente A Crise dos 2 Anos

Se você tem uma criança de 1 ano e meio aos 4 anos deve saber muito bem do que iremos falar. As famosas “birras” das crianças. Podemos chamar também da Adolescência da Criança, isso mesmo, adolescência. Já podemos ter uma noção do que nos espera até os 4 anos.

Vamos entender um pouco desta fase tão complexa e importante para a criança. Como podemos lidar com essas situações que muitas vezes nos deixam sem reação e frustrados por não saber o que fazer.

IMG-20170214-WA0015

Aos 18 meses a criança começa a entender sobre o mundo que está vivendo e ganha autonomia, tem vontades próprias, entra na escola, e, muitas vezes, ganha até um irmãozinho. Nesta fase é muito comum a criança gritar eu “queroooo”, eu “queroooo” e logo depois não “querooo”, não “querooo”, não sabendo dizer o que quer naquele momento. A verdade é que nem eles sabem o que querem. Uma coisa podemos afirmar; eles querem chamar a atenção dos pais.

Pais e educadores devem ensinar e mostrar aos pequenos a existência das palavras NÃO e DEPOIS. As crianças ainda não entendem que não podemos ter tudo na hora que queremos. Precisamos ensina-los e mostrar o caminho para lidar com as frustrações. Nós adultos sabemos filtrar as frustrações, mas as crianças ainda não e esse é o grande aprendizado na primeira infância que será exercitada o resto da vida com vitorias e frustrações.

Precisamos mostrar para as crianças o porquê do NÃO e do DEPOIS, explicar que “Agora NÃO podemos brincar, vamos primeiro tomar o banho para ficar limpinho e cheiroso e depois IREMOS brincar”. Precisamos passar para as crianças que existem regras e que elas devem ser seguidas. Explicar para as crianças; “não”, a mamãe “não” vai comprar essa balinha porque “não” temos dinheiro”. A crianças precisa entender que aquele momento não terá o que quer. Acontecerá o choro, a birra, mas isso é normal e muito importante, pois está demostrando que está conhecendo a frustração e não está gostando de ser apresentada a ela.

Vamos pensar um pouquinho. Nós adultos em nosso dia a dia vivemos trabalhando nossas frustrações. Desde ao acordar, as vezes queremos ficar mais 5 minutos na cama, mas sabemos que não podemos (olha a frustração aí). Sabemos que ao acordar e ir trabalhar teremos uma renda para pagar as contas e comprar aquela bala que seu filho tanto pediu ( olha a vitória aí).

Na hora da birra saiba dizer não, pois o pior erro é fazer as vontades da criança para acalma-lá . Abaixe na altura da criança e explique o que está acontecendo, que ela precisa se acalmar para poder conversar com o papai e a mamãe. As crianças com 2 anos já entendem o comando de se acalmar.

Não se preocupe com a platéia, os pais precisam manter a calma, caso ocorra aquela birra no supermercado e a criança não se acalme. Pegue–a no colo e saia do local. No carro ou em casa converse com a criança e explique que o que ela fez não esta correto e seja firme, a criança irá reconhecer que fez algo que não agradou o papai e mamãe.

Lembre-se a criança irá testar todos os limites dos pais. Como dito anteriormente o “não” é necessário para que seu filho quando adulto saiba lidar com as frustrações e vitórias que a vida irá lhe impor.

BAIXE TAMBÉM
Post Ebook