Meu filho não quer ficar na escola

Você está visualizando atualmente Meu filho não quer ficar na escola

Nossa nova aluna Malú nunca frequentou uma escola de educação infantil. Seus pais sempre trabalharam e à deixavam com os avós. Mas agora por diversos motivos, decidiram matriculá-la em uma escola. E nossa aluna está com dificuldade em se adaptar neste novo ambiente.

O que fazer nesta situação?

A história contada acima é real e muito comum. Quando uma criança vai para a escola pela 1º vez é importante que os pais conversem muito com a criança, explicando o motivo pelo qual irá frequentar a escola. Esse diálogo de pais e filhos deve ocorrer para que a criança não sinta sensação de abandono. É natural ela sentir essa sensação, pois muita das vezes anteriormente ela só tinha contato com adultos.

Para os pais também é um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido algo muito bem pensado, podemos encontrar frustração quando a criança chora porque não quer ficar com a professora. Mas o que os pais devem compreender é que isso é muito natural e depende também da personalidade da criança pois algumas não irão nem questionar a ausência dos pais e outras tentam resistir e choram muito e algumas até por vários dias.

O ponto principal é que os pais devem saber  que a adaptação é um momento de transição na vida das crianças e a maioria delas encontram dificuldade. Os pais devem ter paciência e ter consciência de que essa fase irá passar e de que em breve a criança irá se acostumar a nova rotina. E para facilitar é importante seguir as orientações da escola, seguir o ritmo de adaptação, evitar que a criança falte às aulas, principalmente se a ela está encontrando muita dificuldade nesta transição.

Pais e escola devem trabalhar juntos.

Se os pais da Malú seguirem essas dicas, com certeza a adaptação dela se tornará mais fácil.