São Paulo terá programa de atenção a crianças de 0 a 3 anos

Você está visualizando atualmente São Paulo terá programa de atenção a crianças de 0 a 3 anos

O governo do Estado de São Paulo lançou nesta quarta (10) uma ampla rede de proteção às crianças de 0 a 3 anos. Batizado de São Paulo Pela Primeiríssima Infância, o programa será implantado em todos os municípios paulistas por meio de parcerias com a sociedade civil, além de um convênio com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Seu objetivo é garantir às crianças de até três anos todos os cuidados necessários para seu desenvolvimento.

“O programa apresenta uma linha de cuidado especial da saúde na primeira infância para organizar a rede e sistematizar o fluxo de atendimento dessas crianças”, afirmou em nota o secretário da Saúde Giovanni Guido Cerri. Os três primeiros anos de vida da criança são fundamentais para seu desenvolvimento motor, neurológico e emocional. Quanto melhor a experiência nessa fase, mais benéfico para seu crescimento.

O programa de São Paulo oferecerá um protocolo clínico para subsidiar os profissionais da saúde que atendem crianças desde o nascimento, apresentando os cuidados de atenção neonatal atualizados e completos. Os protocolos foram elaborados com base em evidências comprovadas por estudos da Unicamp e do Instituto de Saúde da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo .

Outra novidade do programa é o Caderno da Família, que traz um material para informar pais, avós, babás, professores de creches e cuidadores sobre as diferentes fases de desenvolvimento da criança. Nele, a família poderá consultar os estímulos que deve oferecer e quais cuidados a criança deve ter em cada fase, como consultas e vacinação.

“Com esse material a família, principalmente a mãe, ficará mais segura em relação à proteção necessária. Com mais informação, a criança tem seu desenvolvimento e necessidades garantidos desde cedo”, afirmou Sandra Regina de Souza, coordenadora da Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde.

O programa também medirá o Índice Paulista de Desenvolvimento da Primeira Infância, semelhante ao índice utilizado pela Unicef. Esse dado trará o diagnóstico da situação da primeira infância em todo o estado e, a partir dele, os municípios poderão planejar seu atendimento.

Para completar a rede de proteção, o “Primeiríssima Infância” levará cursos presenciais, em parceria com a Escola de Enfermagem da USP, de especialização em desenvolvimento infantil para 300 gestores e técnicos selecionados nas regiões do estado. Os municípios poderão aderir gratuitamente ao programa, em especial as regiões prioritárias, com índices maiores de mortalidade infantil e materna.

Fonte: Revista Crescer