Volto de Licença Maternidade. E a amamentação?

Você está visualizando atualmente Volto de Licença Maternidade. E a amamentação?

O fim da licença maternidade se torna uma fase muito angustiante para as mamães. Como deixar meu pequeno em um berçário? Ainda amamentando? E agora? Calma mamãe, isso não é o fim e nem deve ser sua maior preocupação pois existem maneiras de se continuar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e a ingestão de leite materno até os dois anos mesmo seu filho indo à escola.

Realizando ordenha, ou seja, tirar o leite do peito para dar ao bebê usando só as mãos ou usando uma bombinha tira-leite manual ou elétrica, armazenamento e realizando aquecimento correto pode-se continuar com a nutrição do leite materno. O ideal é a mamãe realizar a ordenha no horário em que a criança costumava mamar, isso ajuda com a produção do leite. A ordenha com as mãos é a mais indicada, mas existe mães que não se adaptam nesta técnica e optam por bombinhas, que, por sinal são bem vindas.
Outro ponto importante é ir acostumando seu bebê a tomar leite em copinho ou colher, para que esse processo seja mais tranquilo no berçário.

Acompanhe algumas dicas que ajudarão nesse processo

O acondicionamento do leite deve ser feito em potes de vidros com tampas plásticas ou em mamadeiras de plástico. Deve-se esterilizar com água fervente durante 10 minutos e deixá-los secar completamente com o bocal para baixo em um pano de prato limpo. Recomenda–se que estoque 60ml por recipiente para não ocorrer desperdício do leite. Uma vez aquecido, o leite não poderá ser reutilizado. O aquecimento do leite deve ser feito em água aquecida (aqueça a água em fogo, retire e deixe o leite aquecer durante 8 minutos ou mais), não poderá ser em micro-ondas, banho maria ou fervido. O ideal é 36°C à 37°C para não perder suas propriedades. Os potes devem ser etiquetados e conservado em geladeira por 24 horas ou congelador até 3 semanas.

O berçário deve dar todo o suporte para a mamãe se a opção for continuar a amamentação. Para oferecer o leite a criança recomenda-se que seja em colher ou copinho para o bebe não largar o peito da mãe. “O leite materno tem a quantidade ideal de ferro, proteína e gordura, sem contar com os anticorpos da mãe que são passados a criança. Para a mamãe ele ainda previne o câncer de mama” – Aline Benedito – Enfermeira.