Fique atento com a lei da cadeirinha

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O uso da cadeirinha é um item obrigatório para o transporte do seu filho em seu veículo. Quem não utiliza ou utiliza de forma incorreta pode receber multa que partir de novembro de 2016 por não usar o assento correto passou de R$ 191,54 para R$ 293,47 quando entrou em vigor as mudanças na lei de trânsito estabelecidas pela Lei nº 13.281, de 4 de maio de 2016. Outro ponto importante destacado pelo Departamento Nacional de Trânsito que os pais devem ficar atentos às instruções do manual das cadeiras especiais, pois a maioria das cadeiras e assentos de segurança é fixada de forma incorreta.

A lei da cadeirinha está em vigor desde 2007 e de lá para cá tem ajudado na redução de mortes no transito envolvendo crianças de 0 à 4 anos. Ao contrário do que se pode imaginar, grande parte dos acidentes acontecem perto de casa, em ruas onde a velocidade não passa de 60 km/h. Por isso, o uso da cadeirinha deve ser uma rotina, até mesmo para ir buscar um “pãozinho” alí na esquina.

Separamos para você os principais tipos de poltronas para crianças. Em termos de segurança, mais que a idade, o que interessa é o peso e a altura do seu filho, em relação ao que está escrito no manual de cada cadeirinha.

Bebê-conforto: São cadeirinhas adequadas para bebês recém-nascidos até cerca de 9 kg (algumas até 13 kg), mais reclinadas, e que devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro.

Poltronas reversíveis: São cadeirinhas projetadas para carregar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 16 kg ou mais, dependendo do modelo. Enquanto o bebê é pequeno, esses modelos são instalados de costas para o banco da frente do carro.

Poltronas para o posicionamento do cinto do carro (boosters): São poltronas ou “banquinhos” que servem para a criança ficar mais alta e dessa forma usar o cinto normal do carro na posição correta. Esse tipo de assento de elevação pode ou não ter encosto. No caso dos sem encosto, é necessário que o carro tenha proteção para a cabeça, que evita o efeito de “chicote” em caso de acidente, um grande causador de lesões na medula espinhal.

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