Mitos e Verdades sobre o Sono do Bebê

Você está visualizando atualmente Mitos e Verdades sobre o Sono do Bebê

Quem dera se fosse só colocar o bebê no berço e ele dormisse rapidamente e tranquilamente até a manhã seguinte. Alguns pais possuem essa sorte, mas sabemos que a realidade da maioria dos pais, está bem, bem distante de ser assim.
Para grande parte, no entanto, fazer o filho dormir requer treino, persistência e paciência. Sem falar nas dúvidas que surgem no meio do caminho. Quem nunca se perguntou se deveria acordar o bebê porque estava dormindo demais? Ou entrou em desespero de ver o filho chorando sem parar na madrugada?
Surgiram ao longo do tempo vários mitos e verdades sobre esse assunto sobre mitos e vamos ajuda-los a esclarecer;

Não é bom dormir com a barriga cheia: verdade

Não é aconselhável colocar a criança para dormir logo após mamar bastante ou ter ingerido bastante alimento. O peso da comida pode causar mal-estar. O ideal é oferecer o jantar cerca de duas horas antes de deitar. À noite, a refeição deve ser composta por alimentos de fácil digestão, como sopas, verduras, frutas. Antes de dormir, a criança pode tomar leite, mas em uma quantidade bem menor que costuma tomar durante o dia.

Todo bebê aprende a dormir sozinho: mito

Segundo alguns especialistas só 10% dos bebês desenvolvem a capacidade de adormecer sozinhos, empregando recursos como se balançar, segurar um paninho ou chupar o dedo. Os demais têm de ser ensinados, nos três primeiros meses, o bebê repete vários ciclos de mamada, cocô e sono.

Tudo bem cochilar na cadeirinha do carro: verdade

Sim, mas se for apenas para cochilos, ficar muito tempo na cadeirinha pode causar dor nas costas, e o bebê pode se irritar. Para dormir à noite, é muito importante estar no berço, cujo colchão proporciona as condições ideais para o sono e o descanso.

Chá de camomila ajuda a acalmar: verdade

É verdade que, assim como outros chás fitoterápicos – erva-doce, por exemplo –, o de camomila tem a capacidade de acalmar o organismo. E o melhor é que a planta é rica em substâncias potencialmente benéficas, com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes e pode ajudar a diminuir a ansiedade.

Se o bebê é acostumado a dormir somente no colo, depois será difícil dormir sozinho no berço: verdade

Se os pais sempre embalam o filho no colo, estão ensinando que é dessa forma que se adormece, e, acredite, ele assimilará essa informação. Quando acordar no meio da noite, é possível que chore e fique assustado por não reconhecer onde está. Para evitar noites conturbadas, o ideal é que, desde o início, os pais deixem a criança pegar no sono no próprio berço. Após amamenta-lo e esperar para que arrote e que o alimento se acomode no estomago, deite-o no berço, faça carinho, cante, dê a mão, para que ele sinta o aconchego dos pais.

Não tem problema pegar no sono vendo TV: mito

Acostumar o bebê/criança diante da televisão e outras telas, como tablets, celulares, não é nada benéfico. Quando a criança assiste a um desenho animado ou a um filme muito agitado antes de dormir, ela fica excitada e o relaxamento necessário para o sono é comprometido.

Criança que não dorme o suficiente fica agitada: verdade

Os adultos costumam se sentir cansados, mas as crianças podem ficar ainda mais agitadas. A falta de sono leva a alterações de comportamento, ficam irritadas, inconstantes e nervosas. Por isso nada de deixar seu filho dormir muito tarde.

Depois do primeiro mês de vida, não é necessário acordar um bebê que dorme a noite toda: verdade

Durante o primeiro mês, não é adequado que ele fique mais de seis horas sem se alimentar. Por isso, ele precisa ser acordado quando estiver dando este intervalo. Passado esse período, não é mais necessário despertá-lo. É só se assegurar de que ele está se desenvolvendo adequadamente e fazer sempre o acompanhamento com o pediatra.

BAIXE AGORA MESMO – EBOOK GUIA DO BEBÊ
Post Ebook