Crianças Agressivas

Você está visualizando atualmente Crianças Agressivas

A agressividade em crianças é uma questão que preocupa muitos pais e educadores. Até mesmo as crianças mais tranquilas podem apresentar, às vezes, algum sinal de agressividade, podendo chutar, gritar e morder.

Segundo especialistas, a fase mais crítica desse comportamento agressivo costuma acontecer entre 2 e 3 anos e depois vai diminuindo até acabar, geralmente aos 5 anos de idade, quando os pequenos conquistam maturidade para enfrentar melhor suas frustrações e emoções.

IDENTIFICANDO A AGRESSIVIDADE

Os pais devem ficar muito atentos ao comportamento dos seus filhos, observando alguns sinais que, se acontecerem de maneira frequente, indicam que seu filho é uma criança agressiva: gritar e usar palavras inapropriadas, bater, chutar e morder os pais, irmãos, professores e colegas.

Além disso, é comum uma criança agressiva apresentar dificuldades de concentração, terem dificuldades de controlar suas emoções, serem temperamentais e apresentar sintomas de ansiedade.

POR QUE MEU FILHO É AGRESSIVO?

A agressividade na criança acontece porque o cérebro delas ainda está em desenvolvimento. Dessa forma, os pequenos não possuem a mesma capacidade de controlar as emoções como têm os adultos. Além disso, as crianças menores ainda não conseguem se expressar de maneira complexa através da fala e acabam tentando demonstrar suas emoções de outras maneiras.

O comportamento agressivo surge frente às dificuldades de controlar os impulsos e as emoções, fazendo com que eles ajam impulsivamente. Esse tipo de comportamento também pode indicar que a criança está se sentindo assustada e têm dificuldade em lidar com isso.

É importante destacar que a criança costuma imitar o comportamento do adulto, assim quando um filho recebe dos seus pais um tratamento agressivo, costuma apresentar também um comportamento agressivo.

LEIA TAMBÉM:

DICAS DE SEGURANÇA EM SUA CASA COM SEU FILHO

CASTIGO OU CONSEQUÊNCIA?

SEU FILHO, 4 HORAS POR DIA NA ESCOLA

O QUE OS PAIS DEVEM FAZER

Dar carinho e respeito: os pais devem tratar seus filhos de maneira carinhosa e com respeito. Jamais bata ou grite com seu filho, isso poderá deixá-lo ainda mais agressivo e, até mesmo, causar traumas e ansiedade na criança.

Converse bastante: Ao observar que seu filho está apresentando um comportamento agressivo, os pais devem auxiliar a criança a expressar seus sentimentos de raiva através de conversas, explicando que não é necessário fazer birra ou agredir outras pessoas.

Escutar o que a criança tem a dizer: os pais devem ouvir o que as crianças têm a dizer, muitas vezes as crianças têm ataques de fúria apenas para chamar a atenção e pedir ajuda para alguma situação.
Procurar ajuda profissional se o comportamento persistir e não melhorar: episódios de agressividade tendem a diminuir quando as crianças desenvolvem habilidades verbais mais complexas para expressar seus sentimentos. Quando, mesmo após dos 5 anos de idade, a criança continua demonstrando comportamento agressivo é indicado aos pais procurar um profissional para receber orientação e investigar os motivos dessa agressividade.