Como estimular a fala do seu bebê?

Você está visualizando atualmente Como estimular a fala do seu bebê?

Tão pequenino mas os pais já imaginam como tudo acontecerá. E com certeza imaginam e ficam ansiosos qual será a primeira palavra que o bebê irá falar. Em média as crianças começam a balbuciar a partir de 6 meses. Os primeiros sons são sílabas como “ma” ou “pa”.

É muito importante que os pais estimulem com conversas. Converse normalmente e corretamente com seu filho. Evite palavras como “tete”, “naninha”, “pepeta”, pois o bebê aprende observando, por isso a importância de falar corretamente. Caso ele aprenda errado, dará mais trabalho para corrigi-lo no futuro.

Abaixo mais algumas dicas que ajudarão na estimulação da fala do seu pequeno:

Conversa do dia a dia

Nas rotinas diárias como trocar a fralda do bebê por exemplo, explique tudo o que está fazendo, conversando com ele o tempo todo. Esse tipo de conversa é muito importante para a linguagem e também para o asseguramento emocional do bebê.

Leia livros

Parece meio sem sentido mas criando esse costume, contribuirá para aumentar a familiaridade do bebê com as palavras. Além disso, as chances de transmitir ao seu filho o hábito da leitura é bem maior.

IMG-20170214-WA0015

Fale Naturalmente

É normal que pais quando estão com seu filhos “infantilizam” as palavras, normalmente falando no diminutivo ou em voz mais fina. O correto é que ele esteja inserido na conversa com os pais. Fale de forma simples, destacando nome de pessoas e objetos.

Cante, mesmo que desafinar.

Cantar para a criança é fundamental. A sonorização, transforma a fala em brincadeira e isso ajuda no desenvolvimento do vocabulário e facilita no período da alfabetização. Permita que seu filho conviva com diversos sons e melodias.

Olhe para ele e mostre a sua boca

O contato visual ajuda na afetividade. Além disso, quando o bebê olha para a sua boca quando você fala, ele entende como o som é produzido e consegue imitá-lo.

LEIA TAMBÉM

Volto de Licença Maternidade. E a Amamentação?
Chegou a hora de escolher: Escola, Babá ou Vovó?

Post Ebook

Permita Convivências

Conviver com outras crianças fará total diferença. Seu bebê em um berçário por exemplo, conviverá com outras crianças fazendo com que ela observe e repita ações e falas. Essa troca torna a experiência rica.

A criança aprende brincando

O aprendizado da criança não pode ser mecânico. Se a criança está se divertindo e faz determinada atividade com prazer, ela aprende muito mais rápido. A dica aqui é: entre pela porta que ela abre para você. Ou seja, se ela se mostrou interessada por um livro específico, em vez de forçar a leitura de outro, ajude-a a explorá-lo. Se ela está tímida, não a obrigue a ficar no colo de todos os parentes da festa. E nada de desespero: se você prestar um pouquinho de atenção, vai identificar a vontade do seu filho em determinado momento.

Não mime demais

Mimar demais prejudica tanto o comportamento quanto o desenvolvimento do bebê. Se tudo o que ele quer está na frente dele toda hora, sem precisar chorar, apontar, tentar balbuciar ou fazer qualquer sinal, não há estímulo para que ele melhore a comunicação.